Banner
mais
 


Cursos  >  Mestrado  >  Mestrado em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade
Mestrado em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade - 100 ECTS

Direcção: Prof. Doutora Ana Paula Gama



Mestrado em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade - 100 ECTS

Introdução


Portaria nº5841/2010 de 19 de Março de 2010

Este Mestrado habilita para inscrição na Ordem dos Psicólogos. 

 

Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação da personalidade bem como para o desenvolvimento de competências próprias, e cada vez mais se reconhece a necessidade de prevenir as dificuldades de relacionamento entre a criança e a sua família, porque a negligência, as carências afectivas ou a falta de cuidados em relação ao bebé não existem apenas nas famílias carenciadas, mas em todas as famílias que sofreram traumatismos durante o seu percurso de vida.

Actualmente os especialistas em Psicologia da Gravidez e daParentalidade desempenham um papel fundamental na saúde pública, na medida em que realizam uma intervenção a nível preventivo com o propósito de manter o indivíduo num bom estado de saúde físico e psíquico, prevenindo e tratando doenças e disfunções pessoais e familiares, de forma a evitar um trabalho ulterior a nível curativo.



Objectivos


Formar técnicos especializados na prevenção de maus tratos infantis através de avaliações precoces da criança e da mãe, recorrendo a entrevistas néo e pós-natais em situação de risco, e utilizando modelos de intervenção de apoio aos pais.

 



Duração


- Dois semestres de especialização.
- Dois trimestres de dissertação.


 



Destinatários


Titulares de licenciatura em Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Enfermagem, Medicina, ou de áreas científicas afins, que detenham experiência profissional em hospitais, centros de saúde, creches ou tribunais.

 



Seminários


A anunciar



Regulamentos


Artigo 1º
O Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), concede o grau de Mestre em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade.

Artigo 2º
Objectivos Gerais
O curso de Mestrado em Psicologia da Gravidez e daParentalidade tem como grandes metas contribuir para o desenvolvimento e procura constante de melhorias a introduzir nas práticas correntes desta área científica, contribuindo para a implementação de desenvolvimentos especializados que a ciência e a tecnologia vão proporcionando.
O curso de Mestrado em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, sem perder o âmbito alargado desta área de trabalho que é a prevenção de patologias, devera contribuir para a formação de técnicos especializados na psicologia da gravidez e da maternidade e desenvolver o conhecimento a nível da relação precoce e dos seus disfuncionamentos. 


O Mestrado em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade deverá:
1. Formar profissionais na área da Psicologia da Gravidez e daParentalidade e Psicopatologia da relação precoce e outras áreas afins;

2. Desenvolver competências específicas de investigação psicológica nesta área;

3. Levar à aquisição de competências e ao desenvolvimento das práticas com o objectivo de prevenir disfuncionamentos interactivos entre a criança e os pais;

4. Desenvolver os métodos de trabalhar com serviços e órgãos comunitários, quer em termos preventivos e/ou curativos.

Artigo 3º
Área científica
O curso de Mestrado em Psicologia da Gravidez e daParentalidade situa-se nas áreas científicas da Psicologia, Ciências Sociais, Biologia e Metodologia Aplicada à Psicologia e na area de Especialização da Psicologia Clinica.

Artigo 4º
Destinatários

Podem candidatar-se à inscrição todos os licenciados ou titulares de habilitação equivalente.

Artigo 5º
Número de vagas
1. O curso de especialização funciona com um número máximo de 20 alunos, sendo o seu mínimo fixado pelo Director, ouvido o Colégio de Pós-Graduações.
2. Anualmente, será fixado o número de vagas pelo Director, ouvido o Colégio de Pós-graduações. 

 

Artigo 6º 

 

Critérios de selecção 

 

1. A seriação dos candidatos será feita com base nos seguintes critérios:
1.1 – Maior classificação de Licenciatura com a seguinte prioridade:
a) Licenciatura em Psicologia Clínica (4/5 anos, com estágio curricular integrado).
b) Licenciatura que tenha um mínimo de 60 ECTS em unidades curriculares da área da Psicologia Clínica e estágio curricular com um mínimo 240 horas.
c) Medicina.
d) Enfermagem.
e) Assistência Social.
f) Sociologia.
1.2 Maior classificação das licenciaturas não referidas em 1.1.
 

2. Sempre que a candidatura seriada se apresente com classificação de licenciatura inferior a 135/200, a sua validação está sujeita a avaliação curricular pela Coordenação do Curso, que poderá incluir entrevista, quando necessário.
3. A posição na seriação deverá dar prioridade, em caso de igualdade de classificação, segundo os critérios e ordem seguintes:
a) Pós-Graduado no INUAF;
b) Licenciado no INUAF;
c) Técnico Superior de Saúde;
d) Docente;
e) Residente em Loulé;
f) Residente no Algarve;

Artigo 7º
Prazos de candidatura
As candidaturas serão abertas anualmente pelo Colégio das Pós-Graduações, de acordo com o calendário definido ano a ano.

Artigo 8º
Organização do curso
O Grau de Mestre em Psicologia da Gravidez e daParentalidade é conferido aos que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
a) Conclusão, com aproveitamento, de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de especialização;
b) Elaboração, discussão e aprovação de uma dissertação especialmente escrita para o efeito.

Artigo 9º
Regime de frequência e avaliação
1. A participação dos mestrandos nas horas de contacto é essencial e tem carácter obrigatório.
2. A realização de trabalhos, individuais ou colectivos, bem como a sua apresentação e discussão, não pode ser dispensada.
3. Consideram-se aprovados no curso de especialização e em condições de prosseguir para dissertação, os alunos que obtenham média mínima de 120/200 (equivalente a 12 valores em 20) e tenham tido aprovação em todas as disciplinas.
4. Podem propor-se para prosseguir para a fase de desenvolvimento da dissertação de mestrado todos aqueles que, tendo terminado o curso de especialização em anos anteriores ou tendo obtido classificação inferior à definida no ponto 3 deste artigo, o requeiram fundamentadamente, tendo em consideração o curriculum vitae.
5. Pela conclusão, com aprovação, do curso de especialização, cabe a atribuição de um diploma, nos termos do artigo 10º do Decreto-Lei nº 216/92, de 13 de Outubro.
6. Os alunos que comprovem ter obtido aprovação em disciplinas com objectivos e competências similares, poderão requerer equivalências, nos termos da lei.

Artigo 10º
Documentos necessários para a candidatura
1. Curriculum vitae detalhado, acompanhado, em original ou fotocópia, dos trabalhos científicos da sua autoria, quando existam.
2. Certificado de habilitações (original ou fotocópia autenticada), com a classificação final expressa, se possível às décimas.
3. Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte.
4. Três fotografias.
5. Formulário de candidatura.


Artigo 11º
Dissertação
Os alunos, aprovados no curso de especialização em condições de prosseguir para dissertação, que desejem concluir o Mestrado, devem apresentar o projecto com vista à conclusão da dissertação no prazo máximo de um ano, juntando parecer do orientador proposto para o acompanhamento e para a orientação do trabalho.
Artigo 12º
Orientação da Dissertação
1. O orientador, proposto pela Comissão Científica do Curso, terá que estar habilitado com o grau de Doutor por Universidade ou equivalente, ou com curriculum de investigação nas áreas científicas do mestrado reconhecido pelo órgão competente do INUAF, podendo, quando necessário, ser coadjuvado por um co-orientador especialista, devendo a(s) sua(s) designação(ões), pelo Director do INUAF, ser precedida(s) de parecer favorável do Conselho Científico.
2. A estrutura e extensão da dissertação deverão obedecer às normas em vigor, aprovadas pelo Conselho Científico do INUAF, sempre cumprindo as orientações decorrentes da Declaração de Bolonha.

Artigo 13º
Nomeação do Júri
1. Uma vez aceite a dissertação e entregues 4 exemplares de acordo com o modelo e prazos estipulados, a Comissão Científica do Curso proporá ao Director do INUAF um despacho de constituição e nomeação do júri e, uma vez aceite, a data de apresentação e discussão da dissertação.
2. O júri poderá ser presidido pelo Director do INUAF, pelo Coordenador do Curso, que presidirá na ausência do Director, pelo Orientador da dissertação, ou elementos de orientação quando mais que um, e por um doutor especialmente convidado, nacional ou estrangeiro, de uma das áreas científicas do Mestrado.

Artigo 14º
Regras de funcionamento do Júri e Classificação da Dissertação
1. Concluída a discussão da Dissertação, o júri reúne para deliberação sobre a classificação do candidato, através de votação nominal fundamentada, não sendo permitidas abstenções.2. No caso de Aprovado, será atribuída uma classificação nominal, de 10 a 20 valores, e a equivalente menção qualitativa: Suficiente, de 10 a 13 valores; Bom, 14 e 15 valores; Muito Bom, 16 e 17 valores, Excelente, 18 a 20 valores.
 

3. Na deliberação sobre a classificação final, o júri deverá tomar em consideração as classificações obtidas nas unidades curriculares, a dissertação e a discussão respectiva

4. Da prova e da deliberação do júri será lavrada a respectiva acta, pela Secretária do Colégio de Pós-Graduações.

Artigo 15º
Prescrição da Inscrição
Em casos especiais, devidamente justificados, e para além do que prescreve o artigo 12º do Decreto-Lei nº 216/92, de 13 de Outubro, os alunos poderão requerer a prorrogação do prazo concedido para a elaboração da dissertação por mais um ano, devendo o interessado, se autorizado, satisfazer as condições definidas no regulamento interno de frequência de formação.

Artigo 16º
Estrutura Curricular e Plano Curricular
A Estrutura Curricular e o Plano Curricular do curso de Mestrado em Psicologia da Gravidez e daParentalidade são as constantes em anexo.



Outras Informações


 

Os estudantes do Ensino Superior Privado têm acesso às bolsas de estudo do Estado, nas mesmas condições que os alunos do Ensino Superior Público. Para mais informações, clique aqui! 

 

 

Faça aqui a sua pré-inscrição! 

Este Mestrado habilita para inscrição na Ordem dos Psicólogos. 

 



Endereço


Colégio de Pós-Graduações, Rua Vasco da Gama, 6 - 8100-718 LOULÉ

Telefone


289420470/80

Fax


289420478/88

Email


pos-graduaçoes@inuaf-studia.pt

Ficheiros Auxiliares


 Documento PDF
254 KBytes
Documento PDF
109 KBytes
 
Pesquisa:

Pesquisa avançada clique aqui.
   
Algarve Digital Globalgarve Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Portal da União Europeia
   
       
    Copyright © 2007 INUAF. Todos os Direitos Reservados. Powered by Inesting    
    Support by Wilson Santos